Datasus Cartão Sus – Emissão, Imprimir, 2 Via




Cartão do SUS Emissão

O DATASUS é o departamento nacional de informação da saúde no Brasil e que informatiza as atividades do sistema único de saúde (SUS) dentro das diretrizes tecnológicas adequadas  que são essenciais para a descentralização das atividades de saúde e viabilização de controle social sobre a utilização dos recursos disponíveis. A seguir veja como você pode fazer a emissão do Cartão do SUS e imprimir online pela internet.

datasus
Pelo Cadastro Nacional de Saúde são identificados os usuários do SUS e seus domicílios e segundo a lei regulamenta o cartão nacional de saúde que é uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários dos serviços de saúde suplementar (planos de saúde/convênios), do sistema único de saúde e também dos municípios destes usuários O cadastro que o usuário deve fazer viabiliza a emissão do Cartão Nacional de Saúde para os usuários e profissionais de saúde e a vinculação destes ao domicílio onde residem.

Através do cadastro neste cadastro nacional de saúde é realizada a emissão de Cartão Nacional de Saúde para os usuários e a vinculação de cada usuário ao domicílio o que permite maior eficiência na realização de ações de natureza individual e coletiva desenvolvidas nas áreas de abrangência dos serviços de saúde. Através do cartão do SUS agiliza a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos e acompanhamento de pacientes pelos profissionais de saúde.

Saiba mais acessando: Bolsa Família Datasus

cartao-do-sus-imprimir-2-via

No caso dos usuários dos planos de saúde a Agência Nacional de Saúde que regulariza as operadoras de saúde exigem que estas ultimem enviem o número do cartão nacional de saúde de todos os seus usuários e seus beneficiários titulares e dependentes. Também podem emitir o cartão nacional de saúde os profissionais solicitantes de medicamentos excepcionais que não prestam serviços para o SUS. O cartão do SUS pode ser ainda ser emitido para recém-nascidos que podem usar como documento a certidão de nascimento da criança.

Este cartão do SUS pode ser obtido nas unidades de saúde e para isso é preciso levar os documentos de identificação pessoais como RG, CPF, número do PIS/PASEP (se possível) e comprovante de residência.

Depois de cadastrado o usuário pode acessar o Sistema de Cadastramento da CNS através do link
https://cadastro.sus.gov.br/cadsusweb/login.jsp e o usuário devem possuir código de acesso, um nome de operador e uma senha. Ao acessar pela primeira vez o sistema o usuário será informado que deverá trocar a senha inicial. Você pode imprimir o Cartão do SUS pela internet e usar o cartão provisório, até você emitir a 2 via do Cartão do SUS, para isso acesse o seguinte endereço: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm.

A finalidade do Cartão do SUS é identificar a população de usuários do SUS, caracterizar o domicílio, possibilitar a geração do número de identificação para cada usuário e conhecer quem está sendo atendido, por quem , quando, onde e como. Por isso, este sistema é também um exercício de cidadania e fazer uma espécie de fiscalização do sistema de saúde no Brasil. Você que participa do Bolsa Família não pode deixar de ter o seu cartão do SUS.

Mais sobre o Bolsa Família


Deixe um Comentário