SISVAN Bolsa Família




Bolsa Família SISVAN

Conhece o SISVAN? Este é o Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional que faz parte da política nacional de alimentação e nutrição do governo federal e que dentro deste sistema faz parte de uma das linhas de atuação o programa de alimentação Saudável (PSA) e que tem o objetivo de apoiar os estados e Municípios brasileiros no desenvolvimento de ações de abordagem para a promoção da saúde e a prevenção relacionada à alimentação e nutrição. Este programa que faz parte deste sistema tem como mais conhecida e importante política implantada em todo o Brasil é o Bolsa Família.

sisvan bolsa familia SISVAN Bolsa Família

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda da história do Brasil e que foi criado para combater a fome e a miséria no país, promover a emancipação das famílias que estão em situação de pobreza no país. Para quem precisa quer saber como funciona este programa?  Este programa é destinado apenas à família em situação de pobreza ou extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 140 mensais que cujo benefício financeiro e destinado a ter acesso aos direitos sociais básicos de alimentação, educação e assistência social.

O programa Bolsa Família foi criado em 2004, regulamentado pelo Decreto n°5.209 de 17 de setembro de 2004 e demais normas que estabelecem as atribuições, normas para a oferta e o monitoramento de ações de saúde, ou seja, as famílias de extrema pobreza com um ou mais filhos, só tem acesso aos benefícios de maneira regular se os filhos tiverem com as vacinações em dia (no caso de crianças de até cinco anos de idade) e o programa ainda prevê que seja realizado o credenciamento de gestantes e, desta forma se amplie a atuação do SUS (Sistema Único de Saúde) junto a estas gestantes, dano a possibilidade destas terem acesso ao pré-natal.

Confira também: Como funciona o Bolsa Família

Quanto ao SISVAN este faz uma avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e seus fatores determinantes questão avaliada desta população participante do programa. Esta avaliação é feita quando do uso dos serviços de saúde é feita avaliação de consumo alimentar e antropometria de indivíduos de todas as fases da vida (crianças, adultos, idosos, gestantes e adolescentes). Estas informações alimentares podem ser consultadas de outras fontes como pesquisas, inquéritos e outro Sistema de Informações em Saúde (SIS) que estão disponíveis no SUS. Quando aos indicadores relacionados à alimentação e nutrição trazem dados como dados de morbidade, condições de vida, fatores ambientais, acesso a serviços entre outras informações.

Por isso se tem curiosidade em conhecer mais sobre o bolsa família e ainda mais no trabalho de atuação do SISVAN acesse o link http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_vigilancia_alimentar.php?conteudo=indicadores.

Mais sobre o Bolsa Família


Comentários (3)

 

  1. celma moura disse:

    Eu pensava q com a Dilma na presidência as coisa iriam melhorar mais ainda, Mas como já vimos,PRESIDENTE mesmo só o LULA……….Volta LULA…………..

  2. celma moura disse:

    È muita falta de dignidade com os pobres, além de ser uma falta de respeito com agente ainda não tem um pouco de consideração com as nossas crianças, apesar de seu muito pouco, ajudava bastante,eu recebia apenas 102,00 reais por mês estou desempregada e pro azar ser completo,quando fui na caixa sacar o meu beneficio no mês de janeiro estava bloqueado, estou desempregada e o meu bebe de 3 anos aguarda ser chamado para a escola publica que também é um caus., e no momento não tenho condições de por ele em uma escola particular. Só peço que vcs mim ajudem, enquanto tem muitos usando o dinheiro pra beber Cachaça, e gastar com coisa s indevidas o beneficio não é suspenso,Mas nos que precisamos pra o bem de nossas crianças temos o beneficio bloqueado dessa maneira……………

  3. flavia rafaelle moisees de frança disse:

    ola tenho 4 filhos, e so recebo 198,oo reais.e conheço pessoas , que ganham mas que eu,com 2 filhos. o que devo fazer. meu nome flavia de vargem grande rj jacarepagua.

Deixe um Comentário