Programa Primeira Infância – Inscrições

Programa Primeira Infância O que é?

O Programa Primeira Infância foi criado pela Lei n° 13.257/2016. A intenção do Programa Primeira Infância é o pleno desenvolvimento de crianças que estão na chamada “fase da primeira infância”.

programa-primeira-infancia

Desde prezar por brincadeiras, interesses da criança, coibição da violência familiar, do abandono e de outras diversas formas de proteção, esse programa é bem importante para o desenvolvimento sadio das crianças.

Infelizmente há muitas pessoas em situações de violência e pobreza extrema no Brasil. Desse modo, essas pessoas acabam não tendo acesso à educação, saúde e nem sequer ao básico para terem uma infância feliz ou uma vida minimamente digna.

Com isso, é muito mais fácil que crianças inseridas nesse contexto social acabem indo para caminhos da criminalidade e das drogas.

Foi exatamente para tentar precaver esse tipo de questão é que o programa primeira infância foi criado e é fomentado pelo Governo Federal.

Saiba tudo sobre o programa Primeira Infância logo abaixo.

Como funciona o Programa Primeira Infância?

O Programa Primeira Infância é uma iniciativa da assistência social do Poder Público e objetiva atingir o público de grávidas e de crianças com até 6 anos de idade e que estejam inseridas em famílias com baixa renda e situação social de vulnerabilidade, como residindo em áreas violentas, por exemplo.

Essa é uma política do Sistema Único de Atendimento Social, que é promovido por todos os entes da administração pública, como Estados, DF e municípios.

Prioridade do Programa Primeira Infância

A prioridade do programa primeira infância é:

  • Crianças de até 3 anos, beneficiárias do benefício de prestação continuada
  • Crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar seja por abandono ou por ordem judicial, por exemplo.

Dessa forma o programa primeira infância visa acompanhamento domiciliar e incentivos às famílias em situação de risco ou que acolhem crianças. Além disso, há o acesso à saúde, como aleitamento materno, estímulos educacionais etc.

programa-primeira-infancia-inscricoes

Inscrições Programa Primeira Infância

As inscrições do programa primeira infância podem ser realizadas por meio do CRAS da sua cidade. Lá, você fará um cadastro, passará por entrevista psicológica e social e terá direito a todo acompanhamento do programa primeira infância. Em todas as regiões do País há algum posto do CRAS.

Assim, não é difícil fazer o cadastro no Programa Primeira Infância. Aliás, você pode aproveitar a oportunidade em que for solicitar Bolsa Família e aproveitar para ser incluído nesse grande programa que é o primeira infância.

Para mais informações sobre como se cadastrar e proceder para receber o acompanhamento do programa primeira infância, contate o CRAS ou também o setor de assistência social do seu município e verifique quais oportunidades estão abertas para acompanhamento, incentivos e outros benefícios para que você possa dar uma educação de qualidade para seus filhos ou pessoas de que tenha a guarda.

Não se esqueça que uma das formas mais evidentes para que a realidade de milhares de brasileiros mude é começando com educação de qualidade oferecida às crianças.

Mais sobre o Bolsa Família 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *